EU (_*_) UNIFOR
A UNIFOR já tem a fama de fazer publicações toscas - aliás as faculdades em geral têm esse paradoxo. Para não perder o costume e seguir a onda, ela resolveu criar adesivos de carro com a seguinte mensagem.
Ou seja, foi na onda do amor à instituição sem seguir o objetivo amplo que a mensagem possui. Esse tipo de campanha tem como intenção não só a utilização da marca da empresa para substituir o símbolo do coração, mas como elemento que a conecta ao produto ou serviço que oferece.
Tanto a Perdigão como a Sony Ericsson fizeram campanhas apaixonantes que repassam de fato a idéia de amor à marca, pela conexão com seus produtos ou serviços.
Teria sido muito mais interessante se a UNIFOR tivesse elaborado adesivos como:
EU (X) ADMINISTRAÇÃO | EU (X) TURISMO
EU (X) JORNALISMO | EU (X) DIREITO e por aí vai.
Ao menos daria bons exemplos a estudantes para que eles analisem uma peça e façam melhor. Isso me deixa na dúvida de quem é o pior: a UNIFOR por elaborar o adesivo, ou o aluno por usá-lo.
Essa é minha opinião. Qual é a sua?
7 comentários:
é facil falar depois de pronto, queria ver vc fazendo isso na hora!!!
Não dá pra dar crédito a uma instituição de ensino que não dá bom exemplo para o mercado publicitário quando entrega a comunicação de sua empresa a uma agência experimental - na minha terra, é quase como se fosse uma house. Nada contra estudantes, mas eu acho que fazer propaganda é coisa de gente grande. Com experiência. Coisa que, encarando os fatos friamente, os estudantes estão longe de ter.
Antes de mais nada, o adesivo é uma merda. Mas, quem fala da UNIFOR não tem conhecimento de causa. Tenho muitas relações lá e conheço a estrutura da instituição. Conheço a estrutura de quase todas. Vamos lá, só pra citar, a primeira vez que "Eu X Alguma Coisa" foi utilizado foi na ressureição de Nova Iorque. Fazia parte de um plano maior que envolvia, inclusive, transformar a cidade em cenário de filmes diversos. Lá, foi criativo e funcionou. Depois, virou febre no mundo e, todo buraco tem pelo menos um adesivo "Eu X Esse Buraco". Voltando à UNIFOR. Quem estuda lá sabe que todos são obrigados a utilizar o adesivo. Aliás, é o primeiro caso de mkt de terrorismo da história. Você tá lá na sala, aguentando uma porção de professores insuportáveis e, quando sai, se o seu carro não estiver batido, tem grudado o famigerado adesivo - normalmente acompanhado de outro ainda pior: Doe de Coração. A gente não tem escolha, eles grudam e pronto. Aí, é uma luta. Todo dia a gente tira e todo dia eles grudam novamente. O negócio é ruim em todos os sentidos.
Mas, de quem é a autoria? Nesse ponto, nós alunos, estamos livres. É feito pelo "Departamento de Marketing". Um espécie de house agency (argh!). Tem a Agência dos alunos que só faz coisinhas internas (folder para os cursos e cartazes). O que a gente vê nas ruas é feito pelo Departamento de MKT. Muito ruim. Todas as faculdades fazem comunicação ruim.
Alguém discorda?
Concordo com você, Mestre do Bom Senso. E é ainda mais desesperador saber que esse adesivo foi criado pelo Depto de MKT, e não pelos alunos como é de se imaginar. Isso comprova o paradoxo: a faculdade ensina, mas não sabe aprender.
Só achei estranho uma coisa: nunca me obrigaram a usar o adesivo, nem nunca colaram sem prévio aviso, e olha que estudei lá por 5 anos e terminei esse semestre.
Caro Thiago bidu,
você é um homem de sorte! No meu colaram, ao menos, 5 vezes!!!!
Essa que adesivam o carro sem permissão é realidade.
Já dizia o ditado: "Quem cola não sai da escola".
Postar um comentário