17 de abril de 2009

Quem foi que disse que o formato não muda?



Acho interessante que enquanto "uns choram, outros vendem lenços". Tem muita gente que tenta acertar suas profetadas dizendo que a propaganda vai morrer. Outros preferem reclamar de clientes e mercados. Ainda bem que sempre tem outros que preferem mudar. Mudar às vezes significa mudar o formato, o jeitão de fazer.

Um grupo de publicitários italianos, por exemplo, desenvolveu uma campanha para incentivar o uso de camisinha. Tá, qual a novidade nisso? Quem nunca fez/tentou fazer uma campanha para usar camisinha que se manifeste. A campanha chamava-se Kamaproject, por juntar figuras do Kama Sutra com a popular figura da Morte (o ceifador). O que mais chama a atenção é como a campanha foi vendida. Não havia cliente por trás do desenvolvimento! Isso mesmo não havia anunciante. Fantasma? Não.

O grupo divulgou a existência da campanha em blogs, sites de mídia social, enviou e-mail diretamente aos diretores de marketing das empresas, para, por fim, colocar a campanha à venda no eBay. E não é que conseguiram? O Myspace foi quem ofereceu maior apoio financeiro, e foi o patrocinador oficial da campanha.




Ebay social creative advertising - Kamaproject from RMG Connect Italia on Vimeo.

fonte: atila Velo

2 comentários:

SILVIO CÉSAR disse...

Esse anúncio ficou massa. Ideia massa. Execução massa. Mas não acredito que isso seja uma tendência a se seguir. Como foi bem explicado pelo vídeo, essa ação é do tipo genérica e poderia caber para qualquer anunciante do mundo. Isso não agrega nada estrategicamente a uma marca. Só gera buzz para a agência que a criou.
Propaganda, para mim, vai além disso. Ela deve fazer parte de um plano maior, deve gerar identidade, singularidade para as marcas.
Concordo com vocês que o que essa agência italiana fez foi uma maneira de escapar pela tangente. Mas teria sido muito mais massa se eles tivesse feito algo mais focado em um único produto. Não criando algo genérico.

Mídia Privada disse...

Grande Silvio!

Concordo com o que você falou. Este post não foi para dizer que o formato de propaganda virará este. FOi muito mais um questionamento que tem gente até dizendo que propaganda vai morrer ou que vai virar outra coisa. Só que o mais importante é ousar.
Mais do que ser ou não uma tendência. O importante é sair da caixa. Por favor, não vamos criar campanhas e sair vendendo dentro da Rabelo! =D

haahahahahaaha...