Jogo dos 7 erros
Agora eu entendi o motivo de nunca ter gostado das matérias do caderno de tecnologia ou do caderno de publicidade do jornal O POVO. E você também vai entender. Sei que vai ter gente que vai dizer que é despeito, mas se você não gosta de despeito, veio ao blog errado. Vai começar agora o jogo dos 7 erros!E aí achou? Pois vamos lá!• Estes quadrados aí de tras é quando o domínio não foi encontrado, porque foi digitado errado e este domínio que você digitou está a venda.
• Logo acima você vê que o domínio que o pessoal da arte digitou foi DESEMBLOG.COM enquanto a matéria mostra o domínio correto DESEMBLOGUE.COM DESENBLOGUE.COM
- Quando foi que implementaram caracteres especiais em domínios? www.brainstorm#9.com.br? Não seria www.brainstorm9.com.br?
- Agora imagina a jornalista Luar Maria Brandão escrever para o caderno de PUBLICIDADE do jornal O Povo e SEQUER conhecer alguns sites da área, e pior: SEQUER conhecer o MÍNIMO de internet para saber que este domínio é inválido! Depois ainda reclamam que para escrever em jornal tem que ter diploma. Este diploma não impediu essa cagada.
Agora vamos ao que interessa. Esta "matéria" só comprovou o que eu já havia escrito aqui. Vamos ver como foi a lista dos 5 Mais acessados. Detalhe: se você clicou no link logo acima ou já leu este artigo sabe que se encontrasse este blog nesta lista escreveria com da mesma forma, porque é o mesmo absurdo. Os Blogs fazem a "triagem do que há de mais relevante e interessante"? Pois vamos vê-los:
1. Brainstorm#9
Carlos Merigo na maioria das vezes só MOSTRA o que está havendo de bacana em ações publicitárias ou de marketing. Ainda aceito-o, porque se você acompanha-o pelos comentários, você está se aprofundando nos assuntos, compartilhando conhecimentos com outros.
2. Rafiado
Uma tentativa de ser um Brainstorm#9 cabeça-chata. Só que precisa comer muito feijão ainda. Um blog que só sabe elogiar agências (porque tem medo de se queimar "como o mídia privada"). Mas até que ele tentou falar mal, mas aí é sacanagem: ele começou a copiar os posts deste blog, fiz até um comentário, mas não foi aprovado (como era de se imaginar). Pode ser um blog massa, mas precisa ter mais consistência, porque agora tá mais fraco que caldo-de-bila.
3. Desemblogue
É divertido ver.
4.Piores Briefings do Mundo
É divertido ver o que acontece no dia-a-dia das agências e ver que não há nada tão ruim que não possa piorar.
5. Blue Bus
Um dos blogs mais criticados por ser tendencioso (um Rafiado bem maior).
E o que há de ruim nisso? Simples: Fora essa possibilidade que há no Brainstorm#9 não há UM BLOG de CONTEÚDO. No artigo eu acertei até nos sites que essa nova geração está usando. NÃO HÁ LEITURA com consistência. A galera só quer ver as suas peças e secar/azedar a dos outros. Acesse o Rafiado, Desemblogue, Piores Briefings do Mundo, mas só se eles não tirarem o seu tempo de acessar o Update Or Die, o blog do Chris Anderson, LEIA o TAPIOCARIA (ele não está babando ninguém do mercado e tem MUITA consistência no que fala, o blog do GP, o blog do Fábio Seixas, etc. Se quiser links ou outros blogs envia um e-mail para midiaprivada@gmail.com
Porque enquanto o mercado continuar com esta postura, vai ter que tomar muito ENO, porque este blog estará cada vez mais ácido.
13 comentários:
Fala moçada do Mídia Privada. Me enviaram um link deste post, então vim dar uma olhada.
1) Quanto à gafe da imagem: foi foda mesmo. Eu até havia comentado com uma galera a respeito. Umas até falaram que enviariam para vocês.
2) Concordo com você que o blog tem que comer muito feijão. Mais que isso, muito arroz também. O Rafiado só tem 9 meses, ou seja, ainda está se encontrando. Espero que aos poucos, ele possa chegar a ser alguma coisa.
3) Quanto ao perfil dele, cada blog possui o seu. O Mídia Privada é ácido, irônico e escrachado, massa. Espero que continuem assim pq é um diferencial de vocês. Agora, querer que todos sejam assim, menos.
4) Se você fez um comentário e ele não foi postado, é pq denigria a imagem de alguém ou ia contra a ética do blog.
5) Em ao menos um ponto concordamos: acessem o Tapiocaria. Foi sendo dupla do Silvão na época da Decifra que ele me abriu os olhos para o mundo dos blogs e me incentivou a criar um.
No mais, sem ressentimentos. Espero que dê tudo para o Mídia Privada e que continuem cada vez mais ácidos.
Enquanto isso, vou ali tentar deixar meu caldo-de-bila mais forte.
Abraço a todos e sorte na vida.
Concordo com o post
TESTE
Outra errata braba foi o nosso blog lááá no cantinho direito no final da página com o endereço errado.
Proposital ou o redator tava no msn?
Quem quiser conhecer o nosso blog:
http://potopublicitario.wordpress.com/
Carolys
Sou Luar Maria Brandão, a jornalista que vc diz ter feito a "cagada", "ácido" blogueiro. Vamos lá à réplica:
1)Estou de acordo com o primeiro ponto que você coloca, o erro que a arte cometeu ao usar outro domínio ao invés do Desemblogue. Infelizmente, muitas vezes o jornalista não tem tempo de conferir a diagramação e arte feita pra página. Elas foram elaboradas, no fechamento da edição, quando eu não estava mais presente. Outra: esse erro não desmerece a competência dos premiados artistas do jornal.
2)Erros jornalísticos não estão relacionados 100% a questões de diplomas ou não. Tampouco um erro de digitação (como no caso do brainstorm#9 ou do potó publicitário - claro, não proposital) signifique erro jornalístico ou desconhecimento em Internet, esta mídia vai muito além disso. Como você deve saber.
3)Realmente, não tenho domínio de blogs de publicidade. Assim, como acredito que poucos o tenham - nem todo mundo é blogueiro da área ou passa horas viajando por essas bandas. Cada pauta é uma descoberta, ainda mais para quem está começando. No caso, fui um INTERMEDIÁRIO DA OPINIÃO DOS ENTREVISTADOS para o leitor, como a reportagem bem deixa claro. Noticiei uma pesquisa. O resultado dela são outros quinhentos a ser discutido entre vocês mesmos (ou nós), publicitários ou admiradores da propaganda. Debate que, naquela pauta, não cabia.
4) Conferi todos os blogs indicados. E, como flanadora, os achei interessante, sim. Especialmente, o BrainStorm#9. Outros nem tanto. Agora, como jornalista, com ou sem diploma, não podia imprimir MINHA opinião ali. Essa parte cabe aos leitores, que assim como você, devem ter o filtro crítico do que leem.
Vlw!
Ass: A cagadora ácida.
Olá, Luar.
Primeiramente quero lhe dizer que "cagada" é gíria para VACILO/ERRO. Muito comum, principalmente neste blog por fazer alusão à privada - cujo termo nos dá licença à brincadeira.
Vou responder ponto-a-ponto o que você escreveu:
1. Concordo que não desmerece o pessoal da arte (realmente) MUITO premiado. Sou o primeiro a admirar as artes de Gil Diccelli e quando ganha, merece e recebe seus méritos (seus prêmios) e quando erra (vacila, "faz cagada") também: cai neste blog - principalmente quando é referente a uma matéria de publicidade.
2. Erros jornalísticos não são REALMENTE 100% questões de diplomas jornalísticos. Levantei uma questão que tem sido debatida por vocês recentemente. E aproveitei para manifestar minha opinião (e vou abordá-la um pouco mais em outro ponto).
3.Você não conhece as mídias da área. E é aqui que manifesto minha opinião, perguntando: Quem é mais qualificado para falar num caderno de publicidade, você (jornalista que, como você mesma falou, não "vive viajando por essas bandas") ou algum publicitário ou gerente de marketing? Não que isso vá te desmerecer, mas ou o jornalista que vai escrever para nichos MERGULHA profundamente no assunto, respira isso, ou estará vulnerável (como você esteve neste caso).
4.Quanto ao RESULTADO da pesquisa... não questionei a veracidade da pesquisa. Ao contrário: acredito nela. Só enfatizei. Até porque em outro artigo já havia escrito sobre o PERFIL DA NOVA GERAÇÃO e acertei até os sites que estão sendo acessados. E este é o tema principal abordado por este post. Você foi coadjuvante pelo "erro de digitação" (sinceramente, como colocar um # antes de um 9 mesmo estando tão distantes? Aceito o "erro de digitação" no caso do Potó Publicitário que faltou o P) - foi o único momento que lhe falo. Mostrou, sim, pouca afinidade com a WEB (nem falo de blogs). Fica a crítica, afinal, a internet não é mais a mídia do futuro, mas do passado. E a crítica da arte ou do endereço não foi apenas alvo do que falei, mas presente no Brainstorm#9, o desencannes twittou a respeito, assim como muitos outros.
Ah! E adorei a assinatura! kkkkkk...
Pelo menos combinamos na acidez. No mais... me envia um e-mail, vamos trocar algumas idéias: midiaprivada@gmail.com
Um abraço!
Querida Luar,
eu sei que a vida no jornal é tão agitada quanto numa agência mas foi notável a não-existência de uma revisão no texto.
Enfim, acho que é válido você colocar uma errata na próxima edição.
Caro caçador de erros... vc repetiu o erro da artista no seu post.... vc escreveu:
" Estes quadrados aí de tras é quando o domínio não foi encontrado, porque foi digitado errado e este domínio que você digitou está a venda.
• Logo acima você vê que o domínio que o pessoal da arte digitou foi DESEMBLOG.COM enquanto a matéria mostra o domínio correto DESEMBLOGUE.COM"
o endereço do site é desnblog.com
ok eu entendo.... todo mundo erra neh.....
entao... descarga no erro de vcs!!!
Ass:Mr. Atento!!!
gente o resumo da conversa é que o autor do Mídia Privada tava louco pra estar lá
uhahuauhauhauhuhaa
se tivesse, duvido que ele reclamasse da matéria
um dia vc estará, rpz!
pode até ser que seja numa matéria dos blogs mais ácidos do meio ou algo parecido
que o Mídia Privada é um blog despeitado, isso todo mundo sabe, mas sendo bem analítico...
todo mídia está sujeita a observações. O erro num jornal, hoje em dia, não é tão maior ou menor que um erro cometido num blog que se propõem a "falar sério". Acho que publicitários e jornalistas têm muito o que aprender uns com os outros. Se fôssemos contar os erros de português do Mídia Privada, nossa! Daria um BLOG inteiro sobre o assunto. Mas é aquela coisa... você assume o papel que lhe acha conveniente. Os outros blogs em questão não são ruins, mas também não são inovadores. Se quer ser considerado um blog sério, fica a dica: olhe bem os termos que você usa. Um blog crítico não é um blog estúpido, de linguagem chula. Caçar errinhos, ficar na espreita atrás do erro alheio e se pronunciar da forma como você se pronuncia, qualquer um faz. Até mesmo quem não entende de Publicidade, mas adora comentar sobre as propagandas quando vai tomar um chopp no bar da esquina.
Adorei os 3 comentários anônimos! kkkk...
Mr. Atento, o endereço, na verdade, é desenblogue.com - estou atualizando o post. (mas você ainda errou no comentário que escreveu. É o costume de colocar M antes de B).
haahahahahaaha
DESCARGA NO NOSSO ERRO! E concordo ctg: TODO MUNDO ERRA. E Todo mundo acerta. Quando o acerto é muito lindo ele ganha destaque com prêmios, quando o erro é feio ele também ganha destaque: AQUI!
aos 2 últimos comentários anônimos...
É incrível a quantidade de pessoas que comenta no blog falando de nossa incoerência para um blog que se propõe para isso ou para aquilo, mas você tem seu mérito: é a primeira pessoa a achar que este blog se propõe a ser "sério". kkkk...
Aceito suas críticas aos erros presentes neste blog e não escondo: Você tem razão. Sabe qual o motivo? Não levo isso muito a sério, e acabo não revisando nada (igual a você que não leva também a sério e comenta no anonimato e também não revisou - revisa lá kkkk...)
Mas prometo que vou tentar me comprometer um pouco mais (acho isso um saco, mas vou TENTAR dar mais atenção a revisão - não uso aquela revisão do word e só releio o que foi escrito depois que alguém reclama. E acho que não dou tanta importância porque não recebo nada para ficar aqui... já um publicitário/agência que teve sua campanha veiculada... já um erro jornalístico... kkkk...). Tanto não escondo que muitos blogs, ao receberem um comentário sobre erros, apagam o comentário e corrigem. Aqui a gente risca e escreve novamente: Assim como os jornalistas que não podem voltar atrás no jornal impresso. Já aproveitando para entrar em outro assunto: Concordo - jornalistas e publicitários tem muito a aprender uns com os outros. E amplio seu comentário: assim como temos MUITO a aprender com sociólogos, filósofos, matemáticos, etc. Temos que aprender com quem conseguirmos e o TEMPO TODO.
Ei, faz o blog dos erros do MídiaPrivada. Eu acessaria todo dia. Dica de domínio: MidiaPrivadaFail
Cara, quanto aos termos, por favor (sério mesmo) não fica só falando genéricamente. Se você quer que a gente mude nisso ou naquilo cita algo específico. Assim, posso te dizer o motivo de termos feito para você enteder ou mudar.
Ei, aproveita que você está no "terceiro baseado" e me explica aquele anúncio da prefeitura de Fortaleza para o aniversário da cidade. Sério. Porque você só pode está doidão para achar que TODO MUNDO fica comentando propaganda tomando chopp no bar da esquina! haahahahahaha! Só quem faz isso é publicitário, ou depois do "terceiro baseado"... vai saber!
Ah! E procuramos sempre EXPLICAR o motivo de não termos gostado. Dizer que está uma merda qualquer um faz, mas dizer que o mercado é uma merda, porque as pessoas só acessam este tipo de conteúdo, realmente, qualquer um pode dizer, mas não é todo mundo que consegue identificar. Nesse lance de dizer "qualquer um pode dizer"... qualquer um pode dizer até "Churrasquinho na praia" numa das línguas alienígenas criadas para StarTrek! Difícil é CRIAR a linguagem, IDENTIFICAR e APRENDER.
Ah! E os blogs citados não são ruins não. E digo mais: Muitos são inovadores sim. Advogando o diabo, o BrainStorm se fez quando ninguém fazia isso, Desencannes é inovador, PioresBriefingsDoMundo também e o Rafiado está se encontrando (como ele mesmo falou). Acesso todos os blogs citados. Repito: e nenhum deles é ruim. O ruim foi o que já havíamos escrito num artigo sobre O PERFIL DA NOVA GERAÇÃO PUBLICITÁRIA. Lá você verá como o mercado tem sido destruido pelos "profissionais" e não pelos "clientes bodegueiros" como costuma-se dizer. Em conversa com a Luar (jornalista citada), ela até me disse que o Mídia Privada foi bastante citado. Na hora que ela disse, minha resposta foi: "Tá vendo o absurdo?! Os caras citam TUDO, menos blogs que possam torná-los profissionais melhores". Escrevo constantemente artigos sobre comunicação, marketing, branding, neuromarketing, comportamento do consumidor, novas tecnologias. Porém nem tudo cabe aqui. O blog não se propõe a isso. E se quiser saber A QUÊ o blog se propõe, tem um lik antes de TODAS as postagens escrito: SOBRE O MÍDIA PRIVADA. Algumas coisas vamos colocando aqui, mas é como se você estivesse acessando o Omelete (que se propõe a ser um site de crítica a cinema, quadrinhos, etc) e estivesse reclamando por eles não ensinarem a fazer roteiros, e só dizerem que está ruim por isso, isso e isso. Este é um blog ácido. Não vamos apenas dizer que está ruim por isso, isso e isso. Vamos dizer: Está uma MERDA por conta disso, isso e isso.
No mais é isso. A privada foi reaberta. E aquela merda ou aquele peidinho que você achou que ninguém ia sentir o cheiro VOLTOU a deixá-lo com as calças arriadas!
RONALDO.
Postar um comentário