16 de outubro de 2007

E AINDA DIZEM QUE O PROBLEMA SÃO OS CLIENTES

Tá eu sei que muitas vezes eles são sim os culpados. Mas desde que abrimos a privada nos deparamos com uma realidade bem diferente da esperada. Criadores e agências se doendo por terem suas "pérolas" expotas. Nada muito diferente do que já é comentado nas rodas publicitárias. Mas hoje me deparei com um exemplo GENIAL disso: o mesmo tema e 2 extremos criativos (se é que posso chamar assim o primeiro).

5 comentários:

Anônimo disse...

Ainda bem que você explicou bem a diferença básica entre esses extremos é o clinte, em grande parte.

Falo isso por conhecimento de causa, infelizmente NÃO há outra maneira do anúncio do O POVO sair. Nem com a melhor agencia e equipe de marketing trabalhando juntas. Não estou sendo pessimista ou acomodado mas eu sei e vi como é o solicitado e como é o aguardado pelo jornal azul.

Infelizmente =(

Mas o exemplo está mesmo ótimo.

Já vi peças interessantes serem rejeitadas pela cúpula passarinho no ninho do jornal azul em favor de peças como essa do padre sorridente. Hehe, por isso acho que o atendimento deveria saber apresentar e defender tão bem uma idéia quanto um advogado defende um criminoso. Mas é aquela hitória depois de tantas idas e vindas a agência sabe o nível de aceitação do cliente e faz o mais do mesmo.

Surpreender (interrogação)
Pra que (interrogação).

=)

Anônimo disse...

sem contar que o departamento de marketing d'O Povo é (pelo menos, até pouco tempo, era) feito por várias pessoas que querem sempre dar a palavra final nos anúncios, um tentando ser superior do outro, gerando um vai-e-vem sem fim das peças.

é mesmo muito difícil.

mas concordo com o escraviário quando ele diz que muitas vezes a agência se acomoda e faz o mais do mesmo. mas veja bem: sem querer tirar o da criação da reta, isso muitas vezes é culpa do atendimento, que não quer arriscar, não quer ter o trabalho de convencer o cliente a coisas novas, preferindo ir levando e deixar como está.

Anônimo disse...

Hehe não é bem assim márcio quando digo conhecimento de causa no texto é no melhor sentido da expressão mesmo.
A equipe de marketing do jornal é afinada e sabem o que querem mas infelizmente como uma empresa familiar a voz do presidente ou alguém proximo a ele é maior comparada ao gestor de marketing. Por isso ocorre esse disse me disse, a equipe quer o melhor e os mais altos bem eles querem o que der na telha, então entra a agência que trabalha somente dentro do esperado, infelizmente com essa agência funciona assim há muito tempo. É um ciclo.

Ps: O jornal possui duas agências, uma para o institucional, aquela que gosta de dar vivas e uma outra para o promocional cujo nome começa com W e termina com COM. Apenas para não confundirem peças e criadores ok?

Anônimo disse...

A diferencia dos dois anúncios é que um foi feito para publicitários e outro pra vender.
Infelizmente temos que encarar esta realidade...
Não estou defendendo a peça do O POVO (é horrível), estou dizendo que este tipo de peça, dependendo do seu público alvo, vende mais do que anúncios feitos para publicitários com intuito de ganhar prêmios ou coisa parecida.
Tem uma matéria do jornal Propaganda e Marketing deste semana que fala a respeito disto. Na matéria comenta que segundo pesquisas, os anúncios de varejo para C/D/E deve possui traços das referencias estéticas e culturais do seu público..(isto aproxima o produto ao consumidor) ou seja, uma comunicação que nos publicitários chamamos de “brega” , mas um “brega” que vende. ISTO DÓI, MAS É A VERDADE...

Muitas vezes vejo comentários a respeito de anúncios e campanhas com uma avaliação muito superficial, sem embasamento neste Blog. Isto me faz lembrar daquela campanha do jornal Estado, fazendo críticas aos Blogs...Em alguns pontos concordo com a campanha..quem critica, tem que ter respaldo pra isto! Será que os “donos” deste blog tem?? Será que fazem campanhas, anúncios ou até mesmo cartão de visita?? ...para fazer uma avaliação profissional das campanhas que estão rolando??



Acho que isto serve de reflexão..


Sem mais.

Anônimo disse...

Essa peça é criativa? hehe Só se for na china, essa chupada foi até a alma das campanhas da Apple para o ipod.

OBS: E a desculpa de metalinguagem não se aplica, tá mais pra chupada do que para criatividade.