PAPO PRIVADA | RESPONSABILIDADE SOCIAL
O conceito de sustentabilidade e responsabilidade social são atualíssimos e têm sido bem abordado por empresas como Banco do Brasil com a campanha Decida pelo 3; Banco Real; o próprio McDonald's e seu Mc Dia Feliz etc. Certo. Mas os colégios andam forçando a barra com esse conceito. É como se o dono de alguns colégios ouvissem falar que "os outros" estão focando nisto e quisessem embutir em sua comunicação frases de efeito sem um planejamento, de fato, um manifesto, alguma coisa que "prepare o terreno" e aborde responsabilidade social sem parecer pedantismo.
É o caso do Christus, que empurrou na propaganda uma turminha fazendo passeata pela igualdade, e uma suposta aluna que "sonha com mais justiça social". Tão forçado que até no site, o banner animado aparece duplicado.O Ari de Sá também. Foi pelo lado mais "frase de efeito" abordando clichês tão óbvios que acabou esquecendo de fundamentar seus ideais. "Amor para um mundo melhor." Também "leitura, ética, idéias, paz, educação, amigos (sério?).
O Zênite focou numa frase (e foto) tão elementar que ficou até ridículo. Me mostra a amizade independente da cor da pele, sem embasamento que comprove que foi essa a intenção da comunicação. Exceto através da página inicial do site : "... formação do homem holístico, enfocando os aspectos cognitivos, psicomotores e sócios-afetivos". Só depois de consultar o dicionário que entendi.E o batista foi mais pelo lado da criação divina e a obrigação do homem de preservar a terra.
O que eu quero dizer com toda essa crítica é: abordem sustentabilidade, mas abordem de uma forma correta, que não seja forçada, embutida, empurrada na propaganda, mas planejada passo a passo. A exemplo do Banco Real que, antes de mais nada, começou mostrando que investia em negócio que eram sustentáveis mostrando que "um negócio só é bom, quando é bom para todo mundo." E a partir daí continuou comunicando o que já era fato: o banco tinha mesmo responsabilidade com o ambiente. Bem diferente de colocar uma frase e pessoas sorrindo na foto e querer que a gente engula essa, não?
3 comentários:
Muito bom o post.
Argumento muito bem fundamentado.
Mas algumas dessas escolas tem sim algumas atividades extra-curriculares bem bacanas.
E o Christus é uma delas.
O lance aí é separar o joio do trigo.
Opa, esqueci de assinar o post aí em cima.
Exato Daniel. As atividades extra-curriculares mais se parecem com extra-conjugais de tão escondidinhas.
Falar que o colégio é socialmente responsável significa provocar atividades de impacto real, para depois passar para a comunicação de massa. Do contrário vai sempre ter um tom de "não fazemos mas queremos que acreditem que fazemos".
Postar um comentário