21 de maio de 2007

RICARDO GUIMARÃES PARA O MÍDIAPRIVADA

Salve, salve!

Para atingirmos nosso objetivo de CONTRIBUIR com o mercado de publicidade & marketing é que temos existido. Por isso, vimos a necessidade de mais essa postagem.

Estamos falando sobre o fato do post: "O QUE FALTA?"

Um internauta, identificado como "CEO" veio apresentar alguns argumentos referentes ao marketing. Dentre eles vimos um conceito sobre BRAINDING:

"Considere, ainda, que é uma prática comum, no marketing, o uso do 'branding'. Não sabe o que é? Vou explicar. Branding é quando um case de sucesso de uma empresa é adequado à realidade de uma outra."

Para esclarecermos as coisas, qualquer dúvida e não ficarmos num disse-me-disse, entramos em contato com o Ricardo Guimarães (o maior nome de Brainding no Brasil) ao que prontamente ele nos respondeu a respeito deste conceito. Nos sentimos na liberdade de postar pelo fato do internauta não ter se identificado (o que nos priva de estarmos levando alguém ao constragimento) e para, aqueles que nunca ouviram falar no assunto não entendam errado.

Agora vamos deixar de blá, blá, blá e vamos a resposta dele a respeito do conceito dado acima:

"Nada de novo no front.
Na cabeça da maioria dos marketeiros não existe a palavra “identidade”, que é a diferença entre conduzir estratégias pelo mercado apenas e pela identidade também.
Branding se define pela identidade, pela essência, pelo que é original porque tem origem. Esses caras não tem idéia, não tem sofware para processar esse tipo de raciocínio.

Aliás, BraInding é um erro ou é criação com intenção?
Abraço.Ricardo."

14 comentários:

Anônimo disse...

KkKkKkKKKKkKKkKKKKkKK
Caros amigos Thiago Bidu e José Ninguém: muito obrigado pelo post. Além de ter sacaneado vocês esse tempo todo, ainda ganhei uma notinha. Não precisa ser nenhum David AAker pra saber que isso não é branding coisa nenhuma. É chupada mesmo. Não levem o mundo tão a sério. Ele não faz o mesmo com vocês. Saudações.

Anônimo disse...

Negrada, já que a galera tá falando da Viva, tenho outra sugestão pra privada. auahauhauha. Aquela gravata borboleta no outdoor da D&E está entre as coisas mais toscas q eu vi nos ultimos tmpos. Publiquem!

JaimeNeto85 disse...

Ei cara, podemos até colocar, mas eu num achei ruim não! Claro que não fui eu que fiz, mas eu achei que estava absolutamente coerente até por ser uma brincadeira com a marca do cliente.

Mas diz aí, porque você achou que estava entre as coisas mais toscas que já viu?

JaimeNeto85 disse...

CEO,

Ganhou, sim, uma notinha. Você, Cobra, Plínio e alguns outros.

Dei boas risadas com idas e vindas de comments, sem dúvida. Mas não poderíamos deixar assim, porque dentre as pessoas que acessam o MídiaPrivada, temos: estudantes de publicidade, publicitários, donos de agências, clientes, veículos de comunicação, e interessados no assunto sem vínculo algum no mercado.

Como pode observar, nem todos têm o conhecimento para saber, realmente, o que é Brainding. Vi muita gente no mercado que não sabia. Quanto mais estudantes e o público em geral. E foi para isso que a resposta não veiO a partir de nós. E por isso veio o post.

Essa é uma das maneiras de você ganhar "uma notinha" aqui. Outra é fazendo besteira e publicando-as. hahahaahahahahaahahah

Mas se achar melhor (eu acho): pode ganhar além de uma notinha uma área reservada: Basta fazer um trabalho SENSACIONAL que a gente coloca no MIDIAPROVADA.

midiaprivada@gmail.com


AH! e com este seu último comment significa que o outro debate findou???

Anônimo disse...

O q dizer de três palhetas formando uma gravata borboleta, feita com o gradiente do photoshop, com um conceito q n tem pé nem cabeça (Crescemos com estilo)? Se vcs n axam isso tosco, q criterio eh esse?

Anônimo disse...

Não achou ruim, João Ninguém? Com esse critério seu nome vai ser eternamente esse.

JaimeNeto85 disse...

Caras, continuo sem ver o que há de tão tosco. Não achei que fosse um outdoor que ganharia prêmios, mas foi legalzinho.

Crescemos com estilo // Gravata borboleta
Acho que tá valendo. E quando eu digo isso, devo lembrá-los que propaganda não deve falar o que NÓS queremos, muito menos o que o CLIENTE QUER, mas o que o PÚBLICO quer ouvir. E vi MUITA GENTE (consumidor final) comentando sobre o outdoor e achando legal.

Estou tentando entender o critério que vocês usam para julgar peças. Vocês analisam alguma coisa além do "gosto pessoal"???

JaimeNeto85 disse...

Vamos procurar este anúncio do dia do trabalho. Mas é como disse um amigo nosso: Como era dia de descanÇo, até o revisor saiu de férias!

hauahuauhauhauhauhauaha

Anônimo disse...

João Ninguém:
sinto em lhe dizer mas esse outdoor da D&E é ruim que doi. A brincadeira com a marca formando uma gravata borboleta não está clara suficiente para todos - levando-se em conta que uma marca como a D&E não é tão famosa assim como uma TV Globo para ser tão facilmente reconhecida - e foi muito mal executada. Acho que faltou mais transpiração - termo que você defende num post passado, lembra? - da parte de quem criou esse outdoor para que saísse algo mais apresentável. Ou você acha que todas as possibilidades criativas - mesmo contando com a falta de recursos o que não é impecílho nenhum para idéias boas ou ruins - foram gastas nesse outdoor? Concordo com muitas coisas que você diz, mas nesse ítem, não concordamos. E isso reside a graça desse blog.

JaimeNeto85 disse...

Soldado,
Concordo plenamente quando você fala que não foram gastas todas as possiblidades criativas. Sei que a marca da D&E não é tão conhecida, mas acredito que é compreensível quando se vê a assinatura. Eu mesmo não sabia que a marca da D&E é assim.

Sou voto vencido. Vamos publicar a peça. Concordo com seus argumentos, mas continuo não vendo esta peça como algo monstruoso. Acho que podia ser mais. Com certeza podia.

Quanto a agência... às vezes o problema é que no comando estão dois excelentes criadores. E isso significa que eles estão tirando o tempo em que poderiam estar se dedicando às peças geniais para cuidar de processos administrativos, atender clientes... Digo isso, porque saiu até uma matéria da Meio&Mensagem em Fevereiro a respeito disso.

Valeu!

Anônimo disse...

Esse papo tá meio chato. Ninguém vai falar da campanha da Bolero não? Ou melhor, da meia campanha.

JaimeNeto85 disse...

Cara, estamos tentando capturar a campanha para postarmos aqui. Se conseguir alguma coisa, pode no ajudar enviando para:

midiaprivada@gmail.com

Anônimo disse...

o que o CEO chamou de Branding eu conheço como Benchmarkin. Branding que eu saiba é trabalhar específicamente a marca, e não o produto. Taí o Michel Lent que também pensa igual: http://www.viuisso.com.br/2007/05/21/comprovado-branding-online-funciona/

Quanto ao outdoor da D&E eu achei simplesmente feio. E bem fora da linha de comunicação da empresa. E&E de gravata borboleta? Não voga. Fora que tá feio. P&B é foda, mesmo que não seja restrição orçamentária, fica parecendo.

Pra terminar, acho que é muito fácil meter o pau e não assinar o próprio nome. O que eu escrevo, assino embaixo.

Anônimo disse...

E, francamente, errar e depois dizer que fez de propósito... é pior que "descançar".