18 de maio de 2007

O QUE FALTA?

Primeiro vamos às devidas apresentações:
Na esquerda tivemos este anúncio de uma página:
"Vem aí o novo projeto gráfico e de conteúdo O POVO. Cada vez mais bonito e inteligente."

Na direita um anúncio que está no anuário de criação assinado pela ANJ:
Jornal. Faz de você uma pessoa mais interesante

Agora vamos a pergunta: O que falta?
O que falta na nossa propaganda? No nosso mercado? Cada vez mais "coincidências" como essa se repetem. Tanto que nosso quadro está cada vez maior. Tudo bem que o MídiaPrivada existe para cobrar uma criação mais rebuscada, um mercado melhor; mas pelo visto o pessoal está se inspirando demais nos outros. E já que estamos com Einstein ele mesmo dizia que criatividade é 99% TRANSPIRAÇÃO e 1% INSPIRAÇÃO. Um outro fato que pode explicar melhor o que ele quis dizer é a história de uma das mulheres de picasso que perguntou o motivo dele cobrar tão caro um quadro que ele levou apenas alguns minutos para fazer. Ao que ele respondeu: "Você está enganada. Eu levei alguns minutos para pintá-lo, mas a vida inteira para fazê-lo."

E já que estamos no assunto "o que falta?"... Será que está faltando modelo em nosso mercado?
Mas só de cabeça eu lembro desta modelo:
• O POVO
• Cardigan
• Aldeota Fashion
• Campanha institucional da Pague Menos

Está aberta a discussão nos comments!

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Ops! Havia esquecido de citar e agradecer a colaboração do "Soldado desconhecido" por ter nos trazido a este assunto. Valeu!

44 comentários:

Anônimo disse...

Galera, na boa. Não acho que é a mesma idéia, não. Essa foto do Einstein já foi usada em milhares de outros anúncios. Sem falar que na campanha da ANJ a moça está segurando um jornal e na do POVO, não.

Anônimo disse...

Quem tem o mínimo de experiência em propaganda sabe muito bem que toda campanha é norteada pelo conceito. Se vocês lerem Kotler, Las Casas, Cobra, verão bem isso. E, neste caso, os conceitos são totalmente diferentes. Sinceramente, não vejo motivo para toda esta celeuma. Propaganda, para quem não sabe, é apenas um "P". E este anúncio, a ponta do iceberg de, provavelmente, um grande planejamento estratégico do jornal.

Anônimo disse...

Eu axu mto paia o kra nem se dah ao trabalhu de quebrah a kbça pra fazer essas propagandas.

Anônimo disse...

Rapaz, esse João Ninguém quer ser alguém e não consegue. Quantos clichês num post só. "99% transpiração e 1% inspiração", "Você está enganada. Eu levei alguns minutos para pintá-lo, mas a vida inteira para fazê-lo." Depois reclama da chupada da Viva. Vai ser mais original primeiro.

Anônimo disse...

A Volta dos Mortos Viva

Anônimo disse...

Sim, como o colega acima citou os "nortes" da campanha são muito diferentes. Embora o layout... tsc tsc, falando da modelo, acreditam que ela tem 14 anos?

JaimeNeto85 disse...

CEO,

pelo visto este tal "planejamento" começou dando um tiro no pé. Que bela maneira de mostrar diferencial! Usando uma campanha muito, mas muito parecida com a da ANJ (Associação Nacional de Jornais)... dentro da própria área. E é claro que os conceitos são diferentes, se fossem os mesmo não seria uma brincadeirinha, mas um crime previsto no código penal. Propaganda é, realmente, "apenas" um 'P', mas gostaria de ressaltar que são os 4 P's BÁSICOS, se um deles é MUITO próximo, os outros não serão? E temos muitos casos de "conceitos diferentes". Tobias e Dallas que o digam.

Mas estamos aberto ao debate. Apresente argumentos mais concretos, por favor. Até porque se você observar os comentários você verá muito mais coisas.

Anônimo disse...

Vamos dar um VIVA para essa chupada.

Anônimo disse...

Viva as diferenças

Anônimo disse...

Morto.
Viva.
Viva.
Morto.
Morto.
Morto.
Viva.

Anônimo disse...

"Morto.
Viva.
Viva.
Morto.
Morto.
Morto.
Viva."

Sensacional Baralho de asa =D

Anônimo disse...

Caro João Ninguém,

concordo que há, realmente, alguma semelhança entre esta campanha e a da ANJ. Às vezes, essa garotada que está começando se empolga e esquece a importância de uma fundamentação teórica mais consistente para a elaboração de uma campanha. As "sacadas" imperam em um universo cada vez mais comoditizado. Logicamente, os campos léxico-visuais acabam reduzidos e comprometidos, resultando na "famosa" chupada". Entretanto, neste caso, essa suposta cópia em nada compromete o trabalho deste jornal, porque cada vez mais a propaganda perde espaço para a comunicação B2B focada em nichos especîficos. Ninguém mais presta atenção em propaganda massificada. Considere, ainda, que é uma prática comum, no marketing, o uso do "branding". Não sabe o que é? Vou explicar. Branding é quando um case de sucesso de uma empresa é adequado à realidade de uma outra. Ou seja: Não há motivo para tal alarde. Propaganda não é concurso de criatividade. Ponho-me à disposição para esclarecer eventuais dúvidas. Saudações.

Thiago Balduino Caldeira disse...

ALGUMA semelhança?
Com certeza o sr. CEO deve saber muito bem o que é eufemismo.

Bem, sei bem o que é "branding", e tenho certeza que branding não é desculpa para se usar a idéia dos "cases de sucesso" e adequá-la à outra empresa. No MBA que o Senhor CEO fez (ou pelo menos mostra ter feito com esse palavreado todo) não ensinaram o que é branding de verdade. É um conceito novo? É, acho que estou muito desatualizado.

O CEO fala lero lero pra caramba, mostrando que na hora de defender a peça é bem criativo.

E ainda é bem suspeito de ser um dos dois:

1. Criador. O pai dessa criança, quase uma Ovelha Dolly.

2. O cara do próprio jornal que teve a infelicidade de dizer um SIM para a veiculação da peça.

Anônimo disse...

thiago quando vc faz essas colocações a respeito do CEO vc leva a discussao pro lado pessoal. Por que nao discutir ideias? Todo mundo tem que acatar seu veredito?

Anônimo disse...

o que adianta a gente participar do seu blog se voce so publica o que lhe convem? cade meu post?

Thiago Balduino Caldeira disse...

Alex, quanto ao "lado pessoal", discordo. As discussões no meio virtual seguem as mesmas normas do meio real, porque não tratar com personalidade?

E os comentários levam tempo pra ir ao ar, porque são moderados por um dos membros. De 20:15h pra 20:26h são 11 minutos. Eu não ganho hora extra =].

Anônimo disse...

Rapaz, esse negócio de chupada é relativo. Por um lado, é parecido, mas por outro é diferente. As idéias partem de um mesmo conceito, mas não são as mesmas idéias. Porque, nem sempre o que parece é. E as vezes o que não parece ser, é.

JaimeNeto85 disse...

CEO,

Concordo plenamente com o que disse a respeito da "fundamentação teórica mais consistente". É como o Marcelo Lavor sempre diz: "Tem que soltar o foguete e ver onde vai cair".

"Essa suposta cópica em nada compromete o TRABALHO deste jornal" (grifo meu), mas compromete a imagem dele, e a imagem dos criadores da peça. E se idéias meia-boca ou "supostas chupadas" não prejudicassem a imagem de marcas, as grandes marcas não se dariam ao trabalho de contratar agências caríssimas e de excelente know-how. Tome como exemplo a Folha de São Paulo com a W/Brasil. Acho até que o Estadão estava com sua linha de pensamento até que a Folha colocou um anúncio de 1 página dizendo o dia em que havia lançado produtos e, em seguida, o dia em que o Estadão "supostamente copiou". Ao final o Estadão provou a consequência disso com a frase: Viu? Faça como o Estadão: leia a Folha.

Sinceramente, não entendi ONDE a propaganda perde espaço na comunicação B2B. Claro que sei o que é Business to Business, mas acredito que você confundiu as siglas. E se ninguém mais presta atenção em propaganda massificada eu só gostaria de entender o motivo de O POVO ter gasto tempo e um pouco de dinheiro produzindo anúncio para jornal, VT's... e nem sei o motivo dele continuar abrindo espaço para anúncios. Claro que prestam atenção, mas para isso, não adianta mais fazer propaganda em cima de cases dos outros, porque vai precisar de uma verdadeira "fundamentação teórica mais consistente".

E já que tocamos no assunto de "cases"... espero, sinceramente, que nenhum CEO tenha visto o que você escreveu. Foi a definição mais ridícula de Branding que eu já ouvi na minha vida. Tanto que fiz questão de enviar seu conceito para o Ricardo Guimarães. E espero que você esteja brincando, ou não trabalhe na área de marketing, por dizer que essas "adequações" são comuns no marketing.

E assim como você, estou a disposição para prosseguirmos com este debate, no mínimo, interessante.

Anônimo disse...

João Ninguém,

estava saindo para a praia quando resolvi dar só uma passada por aqui. Não ia nem escrever, mas... Posteriormente, terei o maior prazer em esclarecer suas dúvidas de marketing e prossegir o debate. Não sei de onde vem essa fama daí do Ceará, do bom humor, educação e hospitalidade. Não vejo porque tamanha agressividade nas palavras de vocês, apenas estamos debatendo uma peça. Disponho-me a responder-lhe devidamente em ocasião apropriada, não neste domingo ensolarado. Um conselho? Conheço bem sua terra e sei que também tem praias belíssimas. Aproveite-as. Amanhã continuamos a discussão. Saudações.

JaimeNeto85 disse...

Não vi agressividade alguma em minhas palavras, mas se sentiu desta forma me perdoe. Boa praia e prossigamos amanhã com nosso debate. Vlw!

Anônimo disse...

Ei CEO, tu é candidato a vereador?

Anônimo disse...

Cara, essa peça é meia chupada. Falando em meia, viu a campanha da UVA?

Anônimo disse...

Muito meia-boca, por sinal.

Anônimo disse...

Quem vcs acham que copia mais: Bolero, Viva ou a Xerox?

Anônimo disse...

eu acho que... alguém robou minha cueca pra fazer pano de prato...

é apenas uma suposição...

quem sabe...

Anônimo disse...

Eu conheço muito bem o Eduardo e o Andre Gurjao, e posso afirmar que se trata de coincidencia,isso eh possivel, ficou parecido mas: COM CERTEZA NAO EH DO FEITIO DELES CHUPAR NADA, ESSES CARAS JA FORAM FINALISTAS EM LONDRES, E ALEM DO MAIS GOSTAM DEMAIS DE PROPAGANDA, PRA USAR DE MÁ FÉ. E NA BOA, PQ ELES IRIAM CHUPAR UMA PEÇA TAO RUIM? O ANDRE E O EDUARDO SAO PESSOAS MUITO HONESTAS PRA FAZER ISSO. Tiveram infelicidade. Mas é comum campanhas serem criadas simultaneamente em mercados distantes e serem completamente iguais. Fato como esse Isso nao vai fazer o Andre e Eduardo deixarem de ser os excelentes profissionais que eles sao. Esse mercado eh assim mesmo, existe um bando de frustrados, que nao conhecem a fundo a propáganda para sagvber que existem as coincidencias, eles os olham para dizer: MAS ISSO E COINCIDENCIA DEMAIS... TS TS

Ricardo Barbosa disse...

Oi Cobra,

não entendi direito o que você falouq quando afirma que os criadores são muito bem informados sobre publicidade e depois reafirma que pode ter sido coincidência. Dá pra explicar melhor.

Mudando de assunto mas não do assunto "chupada":

Até mesmo jogador de futebol dá chupada.

Vocês viram o milésimo gol do Romário? Um chupada do milésimo gol do Pelé.

Pois é, só pra fechar o que quero dizer. Publicitário ou faz gol ou bate na trave. O que a gente não pode fazer é ficar perdido no meio do campo dando uma de estrela.

E aí se os caras foram finalistas em Londres?
Quer dizer que ser finalista em prêmio internacional agora virou desculpa pra se dá pro cliente?

Estrelismo não funciona em lugar nenhum meu amigo. E a gente do mídiaprivada critica peças publicitárias e não pessoas.

Você está levando a discussão pro lado pessoal.

Anônimo disse...

Aquestao nao eh pessoal nao, e os dois estao longe de serem estrelas,com a bagagem que eles tem, bem que podiam ser, mas sao caras muito simples e amigos de todo mundo. Quando eu digo que foi coincidencia, nao eh posivel que vc nao entenda (Burrice incomoda). Esse site por exemplo, eh uma chupada deslavada do TANOMEIO, e aih? Como vcs podem ter moral para criticar chupada? Agora, veh se tem coragem e publica isso.

JaimeNeto85 disse...

kkkkkkkkkkk....

Ei cara, tu tem certeza que conhece o
TANOMEIO???

Parece que não! Acessa o site que vê que é lamentável ele não ter continuado, mas podemos existir em TOTAL harmonia com ele, porque não somos, nem de longe, a mesma coisa.

Ricardo Barbosa disse...

Cobra,

quando falava de estrelismo não estava me referindo ao Eduardo ou ao André. Sei quem eles são e, você tem razão quando fala que eles são pessoas simples e talentosas. Realmente eles são.

Eu estava me referindo a sua atitude de estrela em criticar o nosso post citando nomes e premiações alheias.

Anônimo disse...

Eita quantos esguichos de testosterona heim pessoal! Não acho interessante encarar críticas dess maneira, quanto a destilar conhecimento para justificar ou não certos comportamentos de algumas agencias...sei não, acho meio apelativo. Achei asim a peça uma grandessíssima e descarada chupada, e vamos parar de argumentar tão enfaticamente tentado explicar isso, coincidência??? plo amor de Deus, alguem que merece tanta consideração e um defensor pessoal tão enfático deveria pelo menos estar antenado como que acontece no mercado? Não esteve? Que pena, não deixou de ser um vacilo horrível, que aliás também me pareceria estranho alguns meses atras,porém, mas de uma agencia que faz anuncio para o mesmo Jornal aqui citado ecrevendo "descanço"! isso mesmo saiu lá estampado com Ç para toda a cidade ver (Anúncio do dia do Trabalho) digno de figurar no Mídia Privada, além disso alguem já viu o Melequento VT da Fanor? Dá até pena de ver e olha que a campanha tava bonita até então. Não sei o que acontece com esta agência ultimamente mas que essa sequencia está deixando uma mancha na imagem da Agência...é inegável e Viva os trocadilhos sem graça (perdoem-me não me controlei)

Ricardo Barbosa disse...

colega anônimo,

tenho que corrigir o seu comentário sobre o anúncio do dia de trabalho para jornal feita pela agência citada anteriormente.

a palavra "descanço" foi escrita de propósito para dar a entender que até o revisor do jornal não foi trabalhar no dia do trabalho.

O problema da campanha (que achei boa por sinal) é que ela causa essa confusão e, por isso se torna uma campanha ineficiente, já que a maioria nem chegou a entendê-la. Mas,...

Anônimo disse...

Vamos lá, sem reclamações gente!!
Essa foi uma chupada discarada, espero que o povo do Jornal O Povo tenham pelo menos "gosado".

Viva a Viva!!! Publicidade cearense de alto nível!! Parabéns, essa campanha vai tá no prêmio colunista de melhor chupada!!!

Anônimo disse...

Caraca.. a que ponto chegamos?

Eu já tinha visto o vt, achei até legal, dinâmico (tirando a parte que entra os jornais)...

Mas pelo jeito a fonte de inspiração de alguns publicitários da terrinha precisam de um F5.. pra ve se melhora... afinal.. não foi a primeira.. INdiscutivelmente...

Coincidencias? Não creio nisto.. afinal são muitas para um só mercado (tão pequeno)...

Chupada? Bom.. segundo todos os autores já aqui citados e vários outros.. chupada não é só copiar o mesmo conceito.. mas sim: COPIAR...
ainda mais com uma campanha do mesmo segmento, com menininhas parecidas e tudo mais.. fala sério, neh?

Bom.. é isso.. melhor ir trabalhar, pessoas.. pq a coisa tah braba

VIVA as Igualdades.. ahuahaha

Ariadne

... disse...

hihihihihihi

Anônimo disse...

Minha intenção ao colocar essa denúncia não foi denegrir o trabalho da agência mas sim alertá-los para o fato de que as idéias visuais foram iguais. O que configura, quer seja acidental ou não, uma senhora CHUPADA. Chupadas não necessitam ser intencionais para serem reconhecidas como tal. Acontece nas melhores famílias. Quis, antes de tudo, dar um puxão de orelha nos criadores dessa peça para que prestem mais atenção e busquem mais referências antes de cometerem outro erro desses. Os donos dessa agência, conforme dito por alguém aqui, não me lembro quem, são pessoas suficiente antenadas para perceberem um erro desses, ainda mais numa idéia ganhadora do prêmio OURO do anuário do CCSP e de outros prêmios internacionais. Afinal, se eles foram premiados em Londres e tal, devem estar por dentro do que rola no CCSP não é mesmo? Enfim, mais atenção da próxima vez.

Thiago Balduino Caldeira disse...

Ariadne, gostei do F5!!!

É isso aí, Soldado. Sempre com conteúdo!

Anônimo disse...

Pelamordedeus, quem vive olhando anuário do CCSP não pode dizer que não conhece aquela campanha (até porque são vááárias peças). Foi aquela de "cara, tá muito parecida com a outra". Mas o prazo tava acabando e aí o outro disse: "Ah, esse pessoal do jornal não conhece a campanha, vamos levar essa mesma." Então, não foi uma simples chupada. Foi uma chupada consciente.

Anônimo disse...

Eu quero acreditar que não foi consciente, Vevo. Quero mesmo...

Anônimo disse...

Bla bla bloa bla bla bla bla bla bla bla bla....Vendo as criticas deste blogueto, parece ate que esses caras trabalham na Almap, nao se mancam, quem sao vcs para dizer que essa ou aquela peca e boa? Quantos premios vcs tem? Quantas indicacoes vcs tem? Quantos clientes vs tem? Quantos anos vcs tem? Vcs tem que comer muuuuuuuito feijao... Trabalham em um mercado mediocre, de clientes mediocres, de veiculos mediocres, de profisionais mediocres. E acham que sao alguma coisa. A unica coisa que vcs sao: UM BANDO DE INCOMPETES, TODO PUBLICITARIO DE FORTALEZA EH. TRABALHAR EM FORTALEZA... sei nao.... Da pra ver como eh criativo esse mercado com esse monte de chupacao e ainda tem tem esses hipocritazinhas que dizem que refez campanha por achar que estava parecida com outra campanha nacional: MENTIRA, isso eh so pra dizer que ja fez campanhas semelhantes as das grandes agencias. Vendo as pecas elogiadas por esses caras...tstststststs (SERAH QUE VAI SER PUBLICADO? ACHO QUE NAO!)

Anônimo disse...

Me desculpem, amigos, mas foi uma falha mesmo. Claro que todos nós estamos sujeitos a este tipo de escorregão. Faço minhas as plavras do Soldado Desconhecido. É preciso ter cuidado. Prazo não é desculpa para que possamos nos satisfazer com uma peça, ou campanha, meia-boca. Não existe no mercado publicitário que não tenha visto a campanha da ANJ. Premiada, comentada e, cá entre nós, no máximo interessante. Depois, vivemos de informação. Se os publicitários não estão se informando, não estão fazendo propaganda, estão chutando conceitos e peças sem nenhum compromisso com seus clientes. Se O Povo não está ligado nas ações da ANJ, a situação é, no mínimo, preocupante. Quer dizer, o Diário do Nordeste vai achar ótimo mas os leitores de jornal vão sair perdendo. Não tem defesa técnica. Podem chamar todos os santos do marketing, do branding, da propaganda, do posicionamento e do diabo a 4! É só mais uma chupada do nosso mercado. Dessa vez foi a Viva (consciente ou não). Vamos pensar que finalmente ter um espaço para poder falar disso é extremamente saudável. A gente fica mais ligado, questionando se já não viu a peça que criamos em outro lugar. Mas que é chupada, é! Se alguém acha isso natural, que o conceito é diferente, manda um e-mail para os criadores da campanha original e pergunta o que eles acham. Se ainda não estiver satisfeito, experimenta mandar para o Leite Bethânia uma campanha com crianças vestidas de bichinhos e assina com um conceito diferente do tipo: Leite faz bem. Chupou?

Anônimo disse...

EU CONHECO O EDU E O ANDRE, e posso afirmar: SAO MELHORES PROFISSIONAIS do QUE todos vcs que estao comentando o trabalho deles. Com certeza isso nao foi mah feh. O QUE VCS DEVERIAM FAZER ERA PERSEGUIR AS BOAS IDEIAS, COMO ELES FAZEM. Foram infelizes(com essa coicidnecia) Eles jamais teria coragem de copiar uma campanha, eles tem talento de sobra para criar, ja provaram isso, por duas vezes consecutivas eles foram finalistas em LONDRES, o que nao eh pra qualquer um nao. Mais uma vez: ESSES CARAS NAO SAO DE FICAR CHUPANDO IDEIA DE NINGUEM. Eh mais facil vcs chuparem as ideias deles. Eu ja trabalhei com eles e sei o quanto eles sao pessoas que se empenham no trabalaho. Dificimente alguem mergulha tando em um job do que eles, discutem ate a exaustao... e pronto, quando poe o trabalho em pratica vao bater em LONDRES COMO FINALISTAS, direrente de um bando de recalcados que nao tem nada prra mostrar.

Thiago Balduino Caldeira disse...

O Dono do Mundo sabe tudo, só não sabe ler.
Mas tudo bem, daremos a você mais uma chance de ler nosso blog e entender que não somos agência.

Mais um que pede portfólio...

Anônimo disse...

Mas que foi chupada foi, sr. Advogado. Perderia na primeira, na segunda e na terceira instância de qualquer tribunal. Caso encerrado.