POLÊMICO POR NATUREZA
Salve, Salve!
Depois de ver tanto bate-boca num só comment, vi que o assunto merecia um destaque especial.
MídiaPrivada é isso: um site polêmico por natureza. Que não visa denegrir a imagem de ninguém. Nosso intuito é, na verdade, fazer de nosso mercado um espaço um pouco mais criativo. É claro que sabemos que muitas bizarrices saem da cabeça de nossos clientes, que não sei porquê não resolveram entrar em alguma agência para trabalhar na criação. Tamanha ilusão do ego-criativo. Ilusão que muitas vezes nós mesmos alimentamos. Criamos uma "aura" entre os criadores, colocamos os pedestais neles e em nós. Temos como marca a CRIATIVIDADE. E os clientes também quiseram ter o orgulho de dizer: viu? Fui eu quem criei.
Criamos o site e esperávamos, sinceramente, ler comentários de pessoas que nos contassem a história de como seu cliente o "forçou" a fazer aquilo. Mas o que vimos foi bem diferente. Vimos pessoas se doendo de verdade. Percebemos que o problema não foi o cliente, foi a criação mesmo.
Muitas vezes dizemos: "este mercado é uma merda", "aquele mercado é uma merda", mas o que temos feito para melhorar isso? Às vezes temos sido os culpados dessa "merda" toda. Acho que o post do outdoor do Boi do Sertão foi muito feliz. Feliz porque não condenou a campanha (que são vários títulos), apenas LEVANTOU QUESTÃO sobre esse - Por exemplo: Gostei do título que fala sobre o peso na consciência. Nos comments tivemos pessoas dizendo que não gostaram. Por outro lado, vi gente desmerecendo a arte do outdoor. Não! Não fui eu quem fiz. Mas não vi problema nesta arte. ERA ASSIM QUE QUERIAM QUE FOSSE E FOI ASSIM QUE SAIU. Pelo que vi tem muito mais a ver com estratégia (uma linha de comunicação do boi do sertão) que com o gosto dos internautas. Propaganda não tem que dizer o que nós ou o que o cliente quer dizer, mas o que o público dela quer ouvir.
Sr. Plínio,
Não vou entrar no mérito de qual mercado é pior. Só quero te dizer que merda tem até em mercados como o de São Paulo e Rio (que são bem maiores que Fortaleza e Recife). Nenhum lugar está livre disso. Mas o MídiaPrivada está aqui no Ceará para fazer diferença. Quando um cliente EXIGIR que uma agência faça um anúncio porque ele está há 20 anos no mercado, e este anúncio cair no M.P., ele vai ver que não se deu bem e vai passar a ouvir um pouco mais.
E gostaria de convidá-lo a visitar o MIDIAPROVADA. Lá você vai ver muitas propagandas boas, e muitas delas são daqui. E como foi comentado, muitas agência têm sua imagem e sua história traçada por propagandas de alto nível. É claro que nem sempre acertam, assim como TODO mundo. Mas na maioria das vezes nos orgulhamos destas agências.
Aos demais,
Gostaria de encorajá-los a sair da utopia criada em torno de prêmios. Até porque muitos deles, hoje, são cartas-marcadas. Prêmio não prova competência de ninguém. Fazer anúncio para ganhar prêmio é fácil (os fantasmas que o digam). Quero ver aumentar as vendas dos clientes, quero ver criar, planejar, definir estratégias... fazer tudo isso funcionar de forma criativa. Um bom desafio seria: quero ver fazer aqueles garotos que vendem jujuba nos ônibus aumentarem suas vendas. Isso NUNCA vai te dar NENHUM prêmio, mas para isso, você vai precisar de criatividade mais do que nunca. Afinal, qual a verba de publicidade que eles destinam? Quanto eles têm pra investir? Como dar resultado com tão pouco, aí sim, só os CRIATIVOS podem resolver.
Quanto ao fato de estarmos "nos queimando no mercado", me perdoem, mas acho isso uma hipocrisia. Porque o que fazemos é colocar num site o que TODO mundo já fala nas agências e nas rodas de amigos. Todos sabem que isso acontece. Já recebemos muitos avisos intimidadores, mas vamos prosseguir até vermos o nível da criação subir.
Ah! E se quiserem que a gente publique peças boas de vocês é só mandar para nosso e-mail: midiaprivada@gmail.com. A gente publica na boa, porque temos espaço para falar mal, mas temos orgulho de falar bem, e falamos mesmo.
Valeu!
19 comentários:
Comentar aqui nesse post não tem graça. Não tem ninguém de Recife, nenhum bombado querendo meter porrada nem redator mordido.
Disse tudo muito bem. Temos que movimentar o mercado, mostrar o melhor etc e tal. Acho que esse é o desejo de todos. Agora, só não concordo com a tua esperança de ver alguém dizer que a culpa é do cliente. Vai que o cliente lê? Aí, lá vai uma conta.
É complicado mensurar qualidade através de premiação, sabemos como acontecem. Mas, é preciso ter algum parâmetro. Cliente, aqui na nossa terra, tem medo de dizer para a agência que ela acertou. Fica preocupado, pensando que a agência vai querer meter a faca e que, afinal, ele (cliente) deve estar cheio de dinheiro. O cliente vê a agência como uma inimiga. Dê ela resultados ou não. POr isso, acaba sendo o prêmio uma forma de reconhecimento pelo trabalho. Parabéns pelo Mídia Privada e um forte abraço de um criador que já frequentou a privada e a aprovada.
Esse texto é muito bonito. Quase chorei.
Valeu mestre do bom senso. Esse eh o espirito. Desculpa a falta de acento, to em Recife digitando de um MAC dos USA ainda nao configurado. Flagrando, ainda, as prometidas pecas pernambucanas para mostrar com imagens o que muito texto ainda nao fala: a existencia de boas e mas campanhas.
Tbm estou emocionado!
=~~
Thiago Bidu é filho do Bidu Kawasaki?
isso explicaria muita coisa.
isso explicaria muita coisa.
o bidu ficou mordido.
Esse comment não está tendo bate-boca. O bidu vai estranhar.
O Bob Regata é alguma coisa do Bob Regadas?
Já pla casa, Bidu! Bola!! Anda, anda. E vocês, deixem meu cacholinho em paz!
nao, nao, eu lato mas nao mordo.
e nao sou filho de bidu kawasaki,
nem filho de dono de agencia, nem estudante da fic como ja disseram.
cade o floquinho pra eu brincar?
Essa sequência de comentários está sendo campeã de futilidades. Pelarmordedeus, donos do blog, postem alguma outra peça para a gente mudar de assunto! Esse blog está ficando muito chato. Bob Regadas, pare de ser tão mané e diga algo mais inteligente, cara. Já tá enchendo o saco esse lance com o Thiago Bidu. Muda o disco, meu!
Mudar o disco? Adorei.
Que cachorrda eh essa?
Ei soldado, se mudar o disco, tu toca aqui?
DJ,
Tocar eu não toco não. Mas com esse nick (DJ) você dá o maior valor rodar o negócio com buraco no meio, não?
ó ai, gostei. Depois do soldado vem o cabo, né?
Postar um comentário